Operador Logístico

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de operadores logísticos e é ainda mais provável que a primeira coisa que tenha vindo à mente foi um cargo ou função individual dentro da logística.

É fácil confundir o significado e por isso mesmo, hoje apresentaremos o que realmente são os operadores logísticos.

Operadores logísticos são empresas responsáveis por assumir a responsabilidade sobre uma ou todas as etapas da Supply Chain.

Basicamente, empresas que terceirizam todo o serviço de logística de uma outra empresa.

Tipos de operadores logísticos

Vamos dividir aqui os operadores logísticos em três grupos para conhecer a forma como atuam.

Comuns

Os operadores logísticos comuns são aqueles que atuam de forma mais básica na logística das empresas que os contratam. Isso quer dizer que costumam focar em duas áreas específicas da cadeia de suprimentos: armazenagem transporte.

Focados em administração

Os operadores logísticos focados na parte de administração logística, não atuam diretamente no estoque ou no transporte, mas fazem serviços de consultoria e fornecem ferramentas para o gerenciamento do armazém, além de oferecer também mão de obra especializada.

Híbridos

Operadores logísticos híbridos costumam ter as características dos que apresentamos anteriormente. 

Eles participam diretamente na gestão logística e também na administrativa, oferecendo mão de obra, gerenciamento do estoque, da embalagem e da entrega para o cliente final.

É basicamente o modelo mais completo de operadores logísticos e a alternativa mais procurada para as empresas que não querem arcar com nenhuma parte da cadeia de suprimentos.

Funções dentro da cadeia de suprimentos

Agora que já sabemos classificar os operadores logísticos em seus três grupos, vamos entender o que eles fazem em cada área de atuação dentro do processo logístico.

Gestão de estoque

Em comum acordo com o contratante, o operador logístico quando atua na gestão de estoque, se encarrega de analisar toda a parte estrutural que a empresa necessita para armazenar os produtos.

Além disso, ajuda a traçar estratégias na parte de investimento de mercadorias que tragam maior lucro.

administração do espaço físico é de total responsabilidade do operador logístico, podendo ou não ser fornecida por ele (é o caso de armazéns alugados).

Já o controle do estoque hoje em dia é sempre automatizado com o auxílio de alguma ferramenta como o WMS.

No que diz respeito ao estoque, o operador logístico geralmente trabalha integrado com outras partes da logística da empresa, como produção e comercial, ajudando nas tomadas de decisão.

Gestão de transporte

Toda a gestão de transporte pode ser feita pelo operador logístico.

Quando atua nessa parte, ele se encarrega da roteirização de entregas, a gestão das frotassegurança dos motoristas manutenção dos veículos.

As despesas com o transporte, como combustível por exemplo, também é de responsabilidade do operador logístico. Assim como pedágios, custos com diárias dos motoristas e tudo que estiver relacionado ao transporte.

Mão de obra

Assim como mencionamos anteriormente, a mão de obra também pode, em alguns casos, ser fornecida pelos operadores logísticos.

Quando ocorre, isso diminui as chances de retrabalho nas operações, devido à mão de obra qualificada para realização das funções.

Isso elimina a necessidade da empresa contratante capacitar funcionários de dentro ou abrir processos seletivos (o que consome tempo e dinheiro). 

time especializado já é fornecido pelo operador logístico contratado.

Gestão de pedidos

Sim, até mesmo o gerenciamento de pedidos pode ser feito pelo operador logístico.

Quando atua nessa área, ele gerencia a entrada e saída de pedidos e produtos, se encarrega da embalagem e da integração dessa etapa com outras de total importância para o seu funcionamento, como estoque e transporte.

Categorias

Eficiência logística que impulsiona o seu sucesso.